Canetas Esferográficas
Todo mundo tem uma caneta esferográfica por perto: pode ser no bolso da bolsa, da mochila, da camisa, no estojo escolar ou no porta-lápis. Isso porque se trata de um item de escrita de baixo custo e que salva na hora que precisamos registrar algo.
O termo esferográfica refere-se à minúscula esfera giratória presente na sua ponta; é ela a responsável por distribuir a tinta de maneira uniforme no papel, impedindo que ocorram vazamentos. Esta ponta pode ser fina, média ou grossa, possibilitando traços de diferentes espessuras.
A tinta das canetas esferográficas tradicionais são produzidas a partir de óleo ou água. O primeiro é absorvido em segundos pelo papel enquanto o segundo evapora. Contudo, há versões mais modernas em gel e até com tinta termossensível que apaga em contato com uma borracha específica.
As cores clássicas são a azul, preta e vermelha. Todavia, você encontra com muita facilidade blisters com canetas coloridas em tons vibrantes, pastel, metalizados e até com glitter que, além de escrever, são perfeitas para grifar ou desenhar. Isso sem falar naquelas que tem cheirinho de fruta que garantem textos perfumados.